Palestrantes

Adriana Stamato

Trench Rossi Watanabe, Sócia
Associou-se ao Escritório em 2004 e tornou-se sócia em 2001. Lidera o grupo de tributos indiretos, atuando com foco em consultoria tributária. Adriana possui vasta experiência em atendimento a clientes em questões envolvendo reorganizações societárias, avaliação de riscos, atendimento a fiscalizações, modelagem de novos negócios, obtenção de regimes especiais, dentre outros. Adriana possui larga experiência na análise dos diferentes regimes tributários aplicáveis a cada setore e auxiliou clientes na seleção do melhor modelo de negócios para implementação de estruturas no Brasil. Representa clientes nos segmentos automotivo, energia, alimentos, farmacêutico, químico, produtos de higiene e cosméticos, comércio varejista, agribusiness e serviços, dentre outros. Adriana tem sido reconhecida por sua atuação pelos principais rankings jurídicos. Na edição de 2021, foi reconhecida pelo LACCA Approved como Thought Leader. Além disso, foi também indicada diversos anos pelo ITR na área de indiretos Women in Tax e reconhecida em Tax pelo The Legal 500.

Antônio Aurélio Duarte

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Juiz

Daniel Vianna Vargas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Juiz
Doutorando e mestre em Direito Processual pela UERJ. Mestre em Direito Penal e Ciências Criminais pela Universidade de Barcelona e Universidade Pompeu Fabra (Espanha). Professor dos cursos de aperfeiçoamento de Magistrados da EMERJ, ENFAM, ESMAF e dos cursos de Pós-Graduação do CEPED-UERJ, FEMPERJ, EAGU. Juiz Auxiliar do TSE. Juiz Instrutor da Corte Especial do STJ. 

 

Danielle Valois

Trench Rossi Watanabe, Sócia
Associou-se ao Escritório em 1999 e tornou-se sócia em 2011. Ela lidera a prática de Óleo & Gás no Brasil e, em cooperação com Baker Mckenzie, é membro do Comitê Global Oil & Gas Steering na América Latina e do Comitê de Inovação Global, atuando com foco em transações internacionais de energia. Danielle possui ampla experiência no fornecimento de suporte jurídico, regulatório e comercial em fusões e aquisições, negócios internacionais, petróleo e gás e projetos de desenvolvimento de infraestrutura, disputas, aconselhamento anticorrupção e de sanções, formulação de políticas e governança corporativa. Danielle Valois é advogada credenciada no Brasil e possui vasta experiência em projetos internacionais com múltiplas jurisdições. É graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes.

Danielle tem sido reconhecida por sua atuação pelos principais rankings jurídicos como LACCA Approved, IFLR1000 (em cinco diferentes categorias), The Legal 500, Chambers Latin America e Leaders League por diversos anos seguidos.

Isaias Coelho

FGV Direito, Professor e pesquisador
Ph.D. em economia pela University of Rochester. Professor da FGV Direito SP, onde coordena o Núcleo de Estudos Fiscais (NEF). Consultor tributário internacional. Chefiou a divisão de política tributária do FMI. Foi professor da Universidade de Brasília e Secretário da Receita Federal Adjunto.

Joel Luís Thomaz Bastos

Thomaz Bastos Waisberg Kurzweil, Sócio
Advogado. Ao longo de 25 anos de carreira Joel Luís Thomaz Bastos atuou em litígios complexos envolvendo direito comercial e societário, energia elétrica, telecomunicações, direito bancário, responsabilidade civil, direito autoral. Participou de litígios e negociações internacionais envolvendo casos de insolvência transnacional e investimentos estrangeiros. Desde o advento da Nova Lei de Falências atuou e atua em todos os mais relevantes casos de restruturação do país, patrocinando os interesses de companhias em crise dos mais variados ramos de atuação. Participou e coordenou as maiores e mais complexas recuperações judiciais do país. Palestrante em seminários nacionais e internacionais, e autor de diversos artigos.

Júlio de Oliveira

Machado Associados, Sócio
Sócio líder das áreas de impostos indiretos e contencioso tributário no Machado Associados, atua em importantes processos tributários no Brasil relacionados a impostos diretos e indiretos, bem como impostos incidentes sobre a folha de pagamento, além de prestar serviços de consultoria a grandes empresas nacionais e internacionais. Júlio integra diversos comitês e associações formados por empresas que buscam aprimorar o sistema tributário brasileiro.

Luiz Guilherme de Medeiros Ferreira 

IBM, Head of Tax
21 anos de experiência na área tributária com destacada atuação na resolução de casos complexos de contencioso, Atuação em consultoria tributaria, tanto para tributos diretos quanto indiretos e M&A. Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie e Especialista em Direito Tributário pela PUC/SP. Líder do Grupo de Trabalho Tributário da Brasscom, Membro da Comissão de Tributação da ABES, Membro da Comissão Especial de Contencioso Tributário da OAB/SP e Membro do grupo de pesquisa de Tributação e Novas Tecnologias da FGV/SP. Professor convidado no curso de Tributação da Economia Digital da APET (Associação Paulista de Estudos Tributários). Autor de artigos especializados e palestrante em matéria tributária. Diretor Tributário da IBM Brasil e Ganhador do prêmio da “International Tax Review” na categoria “Americas Tax Director of the year 2020”.

Marcela Trigo

Trench Rossi Watanabe, Sócia
Ingressou no Escritório em 2014 como sócia do Grupo de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação e tem mais de 14 anos de experiência no contencioso complexo, perante tribunais estaduais e federais, tendo atuado em diversos leading cases na área de Propriedade Industrial e Informação da Tecnologia. Com Mestrado em Contencioso Cível pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, LL.M. em Propriedade Intelectual pela The George Washington University Law School (2007) e experiência internacional como advogada visitante no Finnegan, Washington, D.C. (2007 e 2008) e assessora do Juiz Randall Rader no U.S. Court of Appeals for the Federal Circuit, Washington, D.C. (2007), Marcela é palestrante frequente na sua área de atuação, tendo também vários artigos publicados. É membro e coordenadora do Comitê de Resoluções de Conflitos da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, Presidente da LES Brasil e Coordenadora do Comitê das Américas da Licensing Executives Society – LESI. Atua primariamente assessorando clientes em disputas judiciais envolvendo patentes, segredo industrial, proteção de dados confidenciais, data package exclusivity, concorrência desleal e compliance regulatório, em especialmente nas áreas farmacêutica, de biotecnologia, tecnologia da informação e telecomunicações. Além disso, assessora clientes nacionais e internacionais no gerenciamento de seus portfolios de intangíveis no Brasil, em programas multinacionais de licenciamento, na elaboração e revisão de contratos de licenciamento, transferência de tecnologia e prestando consultoria sobre diversas questões envolvendo propriedade intelectual e tecnologia da informação no Brasil.

 

Marcelo Mazzola

Dannemann Siemsen Advogados, Sócio
Marcelo atua há quase 20 anos no campo da propriedade intelectual. É Vice-Presidente de Propriedade Intelectual do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). É doutorando e mestre em Direito
Processual pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de processo civil da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e coordenador de processo civil da Escola Superior de Advocacia (ESA/RJ).

Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro) e do Instituto Carioca de Processo Civil (ICPC). É Perito Judicial, especialista da Câmara de Solução de Disputa de Nomes de Domínio da ABPI (CSD-ABPI) e mediador na Câmara de Mediação da referida entidade (CMED-ABPI).

Participa de associações como AASP, ABAPI, ABPI e é coordenador/RJ de Propriedade Intelectual do MEDIARE.
Autor dos livros: Tutela Jurisdicional Colaborativa. Curitiba: CRV, 2017, prefaciado pelo Ministro Luiz Fux, e Manual de Mediação e Arbitragem (Saraiva 2019), escrito em coautoria com Humberto Dalla. A obra foi
prefaciada pelo Ministro Dias Toffoli e apresentada pelo Ministro Luís Felipe Salomão. Coordenador do livro Propriedade Intelectual – Reflexões contemporâneas.

Nair Veras Saldanha

Madrona Advogados, Sócia
Presidente da Comissão Jurídica da Associação Brasileira de Companhias Abertas (ABRASCA).
Presidente da COJUR.

Renata Campetti Amaral

Trench Rossi WatanabeSócia
Responsável pela área de meio ambiente e sustentabilidade no Brasil. É a líder na América Latina do Grupo de Mudanças Climáticas de Baker McKenzie, escritório com o qual Trench Rossi Watanabe possui acordo de cooperação. Foi escolhida pelo Client Choice como destaque na área ambiental do país. Também é reconhecida por Chambers, LACCA, Latin Lawyer, Legal 500 e pelo Prêmio Análise Advocacia há diversos anos como referência na área ambiental. Renata lidera alguns dos maiores casos de contaminação e regularização ambiental do país. Tem ampla experiência no gerenciamento de crises ambientais e negociação com autoridades. Cursou LL.M na Universidade do Texas – Austin, Estados Unidos. É conferencista e professora de Cursos de Pós-Graduação em Direito Ambiental.

 

Ricardo Madrona

Madrona Advogados, Sócio
Ricardo é um dos advogados empresariais mais atuantes do país. Mestre pela FGV, é professor de Fusões e Aquisições no Global Law Program da instituição. É membro do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP).

Rodrigo de Assis Torres

Dannemann Siemsen Advogados, Sócio
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduado em Direito Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especializado em arbitragem e contencioso civil, atende a clientes nacionais e estrangeiros nos mais variados setores da indústria, como: alimentos e bebidas, auto indústrias e automotivos, bancos e bens de capital, eletrônicos e tecnologias, telecomunicações, entretenimento e mídia, farmacêutico, higiene e cosméticos, marketing e publicidade, seguros e serviços, infraestrutura entre outros. Participa de importantes associações como ABA, ABPI, AASP e OAB-RJ.

Vanessa Rahal Canado

Ministério da Economia, Assessora Especial
Mestrado em Direito Tributário (2008) e Doutorado em Direito pela PUC/SP (2014). Foi Professora da graduação e do mestrado profissional em direito da FGV DIREITO SP e do mestrado profissional em gestão para a competitividade da FGV EAESP. É Coordenadora da pós-graduação em Direito e do Núcleo de Tributação do Insper. Autora do Livro COFINS – Aspectos Teóricos e Práticos, publicado pela Saraiva, em 2011. Co-autora do livro Curso de Direito Tributário e Finanças Públicas (Ed. Saraiva), vencedor do Prêmio Jabuti. em 2008 na categoria de Melhor Livro de Direito. Possui vasta experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário. Na área acadêmica tem se dedicado a estudar o tema da reforma tributária, construindo pontes entre os pilares econômicos da tributação e o desenho jurídico dos sistemas tributários. Foi diretora do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) até outubro de 2019 desde então é Assessora Especial do Ministro de Estado da Economia, sendo responsável pelo tema Reforma Tributária.

All rights reserved
+55 (11) 4240-2541, Avenida Nove de Julho, 5109 – 8º andar
+33 (0)1 45 02 25 00, 15 AV. de la Grande Armeé, Paris – France

Add to cart