Palestrantes

Augusto Lins

Stone Pagamentos, Presidente
Augusto Lins, hoje Presidente da Stone Pagamentos trabalha no setor bancário e de pagamentos há mais de 20 anos. Antes de ingressar na Stone, ocupou cargos Sênior como chefe de vendas na Redecard, Diretor do Banco Itaú-Unibanco e integrou a equipe executiva da Hipercard e da Fininvest. Depois de iniciar sua carreira como empresário, mudou-se para o setor bancário corporativo e de investimentos no início de 1990. Ao longo dos anos, Augusto ocupou vários cargos no exterior em áreas comerciais e de desenvolvimento de negócios para a NM Rothschild, ING Bank e Barings.
Engenheiro Eletrônico formado pela UFRJ, com MBA pela Boston University e OPM pela Harvard University.

Adriana Waltrick

CEO Sao Simao Energia, General Director Pacific Hydro Brazil
Adriana conta com mais um histórico de sucesso de mais de 20 anos atuando nas principais transações e negociações das indústrias de energia e petroquímica. Entre os seus principais projetos destacam-se: planejamento de processos de reengenharia operacional e financeira em um grande grupo privado de energia; concebeu e coordenou métricas de desempenho para recuperação operacional de empresas privatizadas; introduziu o planejamento de cenários em grandes grupos, fornecendo movimentos antecipatórios com base em previsões econômicas, de mercado e regulatórias e permitindo foco estratégico e oportunidades de crescimento de negócios; e liderou a expansão da empresa na América Latina em produtos downstream petroquímicos.

Amanda Domingues

Cargill, Advogada Sênior
Advogada Corporativa especialista em Processo Civil, membro de departamento jurídico de empresa multinacional do ramo do agronegócio – Cargill Agrícola S/A. Experiência de 10 anos em jurídico interno com foco em “contencioso cível”, especialmente litígios judiciais e privados de natureza cível, ambiental e consumerista.

Camilla Schrappe

Mercado Livre, Jurídico e Relações Governamentais
Atual advogada responsável pela área de Proteção de Dados do Mercado Livre, tendo passado pelo Pinheiro Neto Advogados e BKBG. Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós graduada em Propriedade Intelectual e Novos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e cursando o LLM do Insper.

Catarina Correa

PATRI Políticas Públicas, Partner, Government Relations and Public Affairs
Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na PATRI desde 2013, inicialmente no escritório de Brasília, onde monitorou e avaliou políticas públicas. Desde 2016, ela está no escritório de São Paulo, onde trabalha em atendimento ao cliente, operações internacionais e gestão da transformação. Antes da PATRI, trabalhou como consultora em várias agências governamentais brasileiras no Poder Legislativo Federal como analista de política pública.

Daniel Facó

Trench Rossi Watanabe, Sócio e líder das práticas transacionais
Sócio e líder das práticas transacionais de Trench, Rossi e Watanabe. Daniel representa acionistas vendedores, emissores, instituições financeiras e investidores em uma variedade de operações, incluindo fusões e aquisições, ofertas públicas de ações e títulos de dívida, envolvendo grupos econômicos de diversos setores da economia. Tornou-se sócio do escritório em 2019.
É especializado em transações envolvendo estruturação, registro e listagem de companhias junto aos órgãos regulatórios e bolsas de valores no Brasil e no exterior, assim como em M&As envolvendo ações e/ou ativos de companhias listadas no Brasil e no exterior, em diversos segmentos regulados e não-regulados, tendo atuado pela Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS na emissão e distribuição pública de ações e American Depositary Shares que resultou na capitalização da companhia em aproximadamente R$120 bilhões em 2010; pelo Banco BTG Pactual S.A. na oferta pública inicial que resultou na capitalização do banco em aproximadamente R$3,7 bilhões em 2012, e pela Vale S.A. na venda da Vale Fertilizantes S.A. para a Mosaic Co., concluída em 2018.

Des. Eduardo Azuma Nishi

Desembargador da 1ª Câmara Empresarial
Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, integrando a Primeira Câmara Reservada de Direito Empresarial; Atuou como advogado na área societária em escritórios de advocacia, executivo de empresas e consultor na área fiscal; É mestrando em direito comercial na Pontifícia Universidade Católica SP; Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo; Graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP.

Esther Jerussalmy Cunha

L.O. Baptista Advogados, Sócia
Sócia de Inovação e Tecnologia, M&A e Societário no L.O. Baptista Advogados, assessora clientes nacionais e estrangeiros em assuntos societários e relacionados à Tecnologia e Proteção de Dados.

Fabio Augusto Chilo

JBS, Diretor Jurídico – Tributário
Especialista em direito civil pelo Mackenzie, especialista em direito tributário pelo IBET e mestre em direito tributário pela PUC/SP. Diretor jurídico na JBS S/A, responsável pela área tributária.

Fábio Coelho

AMEC – Associação de Investidores no Mercado de Capitais, Presidente
Presidente da Amec, a Associação de Investidores no Mercado de Capitais. Coelho foi Presidente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, Autarquia responsável pela regulação de fundos de pensão no Ministério da Economia. Na Previc, foi diretor de investimentos e também economista-chefe. É servidor de carreira do Banco Central do Brasil (BCB) licenciado, onde foi Consultor da Diretoria, Chefe de Gabinete e Analista do Departamento Econômico. Participou de diversos fóruns nacionais de regulação e supervisão, tendo presidido o Comitê de Regulação e Supervisão do Mercado de Capitais (COREMEC) e o Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Coelho é engenheiro civil com mestrado em Finanças pelo Instituto Coppead/UFRJ e Doutor em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). E professor em cursos executivos e de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas (FGV) para temas relacionados a Governança Corporativa e Gestão de Investimentos.

Fabio Selhorst

Camargo Corrêa Infra, Diretor Executivo Jurídico de Integridade e Comunicação Corporativa
Formado em Direito pela PUC/SP, tendo cursado MBA em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Gestão Avançada pelo IMD em Lausanne-Suíça. Tem mais de 20 anos de experiência em diversas áreas do direito empresarial, integridade/compliance, governança, riscos, gestão de crises e relações corporativas e governamentais. Iniciou sua carreira na área de fusões e aquisições de Pinheiro Neto Advogados, tendo se destacado em posições de gestão na CCEE e na ABB, até assumir as vice-presidências jurídicas e de compliance da Siemens, Metso e General Motors para o Brasil e América do Sul. Atua na Camargo Corrêa Infra desde dezembro de 2017.

Fernanda Barroso

Kroll, Managing Director and Brazil Office Head
Fernanda Barroso é Managing Director e Head do escritório brasileiro. Lidera a prática de Business Intelligence & Investigations, em São Paulo. Com experiência em finanças e jornalismo e graduação em jornalismo e análise quantitativa, Fernanda atuou em negócios que vão desde investigações contábeis forenses em larga escala até investigações internas de fraude. É frequentemente consultada por escritórios de advocacia e corporações quanto a questões investigativas relacionadas a fraudes financeiras, como adulteração de receitas ou despesas, corrupção e irregularidades cometidas por funcionários. Fernanda também coordenou projetos sobre alternativas de entrada no Brasil, internacionalização de negócios e avaliação regulatória.
Fernanda ingressou na Kroll após mais de 10 anos trabalhando em uma série substancial de transações comerciais, como due diligence nacional e internacional e casos de business intelligence, dentro de bancos comerciais, bancos privados, empresas de private equity e departamentos governamentais.

Grasiela Cerbino

B3, Diretora Jurídica
Diretora Jurídica da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, Secretária Geral da Câmara do Mercado, Doutoranda em Direito Comercial Comparado pela Università La Sapienza, em Roma, Itália.

Heloisa Uelze

Trench Rossi Watanabe, Sócia
Especializada em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Eleitoral e cimpliance. É líder de Direito Público, Relações Governamentais e Regulatório e do Grupo de Compliance de Trench Rossi Watanabe.

Inaiê Reis

Prysmian Group, Corporate Affairs Director – LATAM
Inaiê Ferraz Mendes Reis, diretora jurídica para a América Latina da Prysmian, multinacional italiana líder mundial em seu segmento de atuação. Responsável pela condução estratégica de prevenção de riscos em mais de 10 países na América Latina, além do gerenciamento das áreas de litígios, contratos, tributária, bem como a cobertura de assuntos ambientais, societários, criminais e imobiliários, dentre outros.
Formada pela USP e com pós graduação pela FGV/SP, trabalha em multinacionais de grande porte há 20 anos. Seguiu carreira não somente como advogada, mas principalmente como executiva com participação nas decisões estratégicas das empresas, tendo feito parte do Conselho de uma grande multinacional durante três anos. Foi finalista do Latin American Counsel Awards em 2016 e vencedora do mesmo prêmio em 2019 (Litigation).

Jairo Loureiro Filho

BR Partners, Co-Founder and Managing Director
Sócio e Managing Director da BR Partners. Anteriormente, atuou como co-Head (2009) e como Managing Director (2007-2009) do Banco de Investimento do Citi no Brasil. Exerceu, no Banco de Investimento do Goldman Sachs, cargo de Vice-President (2000-2007) e atuou no Salomon Brothers em Nova York (1996-2000). Graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (1990) e possui MBA pela Wharton School of Business da University of Pennsylvania (1996).

João Mendes

Prisma Capital, Founder and Managing Partner
João Mendes é fundador e sócio gestor da Prisma Capital, gestora de recursos que atualmente gere mais de R$ 4 bilhões e tem como foco o investimento em operações de special equities, high yield credit, ativos imobiliários, claims públicos e privados, litigation finance, entre outras operações estruturadas. Antes da Prisma, João fundou o Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM) em 2013, escritório de advocacia especializado em dispute resolution e distressed no Brasil. No GCM, João liderou inúmeras transações envolvendo ativos em distress e disputas societárias. Antes do GCM Advogados, João foi sócio do Opportunity Equity Partners, concentrando-se em transações societárias e private equity. Começou sua carreira no Barbosa, Müssnich & Aragão (2002-2007), trabalhando em resolução de litígios e reestruturação. João se formou em direito na Universidade Candido Mendes (RJ), possui LLM em direito societário pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e participou do programa de negociação da Harvard Law School.

Joel Luís Thomaz Bastos

Thomaz Bastos Waisberg Kurzweil, Sócio
Bacharel pela Universidade Mackenzie, atua nos mais relevantes casos de restruturação do país, auxiliando devedores, credores e investidores. Ele também atua como professor convidado em diversos cursos universitários. Lidera o grupo de Energia, Mineração e Infraestrutura do escritório.

José Roberto Martins

Trench Rossi Watanabe, Sócio
Reconhecido como um dos principais advogados do Brasil nas áreas de Energia & Recursos Naturais e Projetos. Lidera o grupo de Energia, Mineração e Infraestrutura de Trench Rossi Watanabe e é membro do Comitê Administrativo do escritório. Frequentemente palestra em seminários promovidos no Brasil e no exterior.

Júlio de Oliveira

Machado Associados, Sócio
Sócio líder das áreas de impostos indiretos e contencioso tributário no Machado Associados, atua em importantes processos tributários no Brasil relacionados a impostos diretos e indiretos, bem como impostos incidentes sobre a folha de pagamento, além de prestar serviços de consultoria a grandes empresas nacionais e internacionais. Júlio integra diversos comitês e associações formados por empresas que buscam aprimorar o sistema tributário brasileiro.

Lidiane Delesderrier Gonçalves

BNDES, Superintendente – Área de Estruturação de Empresas e Desinvestimento
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense, MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV Rio e Mestrado em Administração pela FGV Rio. Seis anos em consultoria tributária na Deloitte com foco no setor elétrico tendo participado das desestatizações ocorridas no final da década de 90. Há 18 anos no BNDES sendo os primeiros 8 anos na área de mercado de capitais. Nos últimos 10 anos tem atuado na estruturação de projetos de concessão, PPPs e privatizações. Liderou os recentes processos de alienação da CELG D e demais distribuidoras da Eletrobras e atualmente ocupa o cargo de Superintendente da Área de Estruturação de Empresas e Desinvestimento. Os principais desafios da área sob sua responsabilidade são: privatizações federais e estaduais, alienação de valores mobiliários da União e estruturação de projetos e alienações no setor de real estate.

Marcelo Teixeira

J.P. Morgan Investment Banking, Head of Public Sector
Chegou ao J.P. Morgan em 2011. Atualmente, ele trabalha como Diretor Executivo do grupo de Banco de Investimento que abrange a América Latina, baseado em São Paulo. O sr. Teixeira tem mais de 20 anos de prática em bancos corporativos e de investimento, abrangendo uma ampla variedade de segmentos e empresas. Ao longo de sua carreira, ele participou de grandes transações no Brasil envolvendo Acquisition Finance, Project Finance, Mercado de Dívidas, Mercado de Capitais e M&A. Antes do J. P. Morgan, ele trabalhou no Citibank, Lloyds Bank, BozanoSimonsen e Santander. O se. Teixeira é Bacharel em Economia pela Universidade Federal Fluminense— UFF no Rio de Janeiro, Brasil, possuindo também MBA pelo IBMEC e GMP — General Management Program pela Harvard Business School. Cidadão brasileiro, ele é fluente em inglês, português e espanhol.

Pedro H. Ramos

Baptista Luz Advogados, Sócio
Integra desde 2010 o time do Baptista Luz Advogados, sendo atualmente sócio coordenador geral das equipes de Transações de Tecnologia, Mídia & Publicidade e Proteção de Dados, atendendo grandes grupos multinacionais, empresas comunicação, tecnologia e fundos de investimento. Foi pesquisador visitante no Center of Internet & Society da Universidade de Stanford e é Mestre em Direito e Desenvolvimento Econômico pela FGV.

Prof. José Rogério Cruz e Tucci

Árbitro
Professor Titular Sênior da Faculdade de Direito da USP. Advogado. Membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas.

Rafaella Carvalho

Cyrela, Diretora Executiva – Jurídico e Compliance
Há 10 anos integra o Jurídico da Cyrela, tendo atuado como Gerente e Gerente Geral do Jurídico na operação do Estado do RJ, acumulando, essa função com a de gestora da área de Relacionamento com Clientes.
Em 2017, se tornou diretora jurídica da companhia e, nesta condição passou a compartilhar sua jornada de trabalho entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Formada em Direito e Relações Internacionais na UFRJ e na UniverCidade, com pós-graduação em Direito Empresarial e Direito Registral e Notarial na FGV e no IBMEC e MBA em Gestão Empresarial na FDC com módulo internacional na Northwestern University – Kellogg School of Management.
Atua também nas Comissões de Direito Imobiliário e de Relações Internacionais da OAB RJ, no Comite Jurídico da ABRAINC e na Comissão de Inovação e Tecnologia do IBRADIM.
Além disso, atua como Coeditora da Revista da Carreira, uma revista digital com foco em temas de Gestão e Carreira.

Renato Carvalho

Laplace Finanças, Founding Partner
Renato Carvalho foi membro do Conselho de Administração da Via Varejo (VVAR3), com participação nos comitês de RH e de finanças. Renato também é vice-presidente do conselho de administração da Terra Santa (TESA3). Renato é sócio fundador da Laplace Finanças, empresa de assessoria financeira e gestão de fundos. Foi sócio fundador da Angra Partners. Acumulou experiência de investment banking na Lehman Brothers em Nova York e como consultor pela Monitor e Accenture. Foi membro dos conselhos de administração da Telemig, Metrô-RJ e Tropical, além de presidente do conselho da Maeda. Renato é atualmente presidente do conselho da TMA no Brasil. Renato foi professor de finanças do curso de MBA do Insper em São Paulo. Graduou-se em engenharia mecatrônica pela Escola Politécnica da USP, com MBA pela Tuck School of Business at Dartmouth.

Ricardo Madrona

Madrona Advogados, Sócio
Ricardo é um dos advogados empresariais mais atuantes do país. Mestre pela FGV, é professor de Fusões e Aquisições no Global Law Program da instituição. É membro do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP).

Roberta Pegas

Telefônica Brasil, Chief Compliance Officer
Graduada em Direito pela Faculdade de Direito pela PUC/RS, Pós-graduada em Direito Contratual pela PUC/SP e com Especialização em Administração de Empresas e negociação pela Universidade de Harvard e certificado CCPE-I – Certified Compliance and Ethics Professional International pela SCCE (Society of Corporate Compliance and Ethics). Roberta é diretora jurídica da FIESP– Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Anteriormente, foi Chief Compliance Officer na Telefônica Brasil S.A. e Vice-Presidente Jurídica e Compliance Officer para a América do Sul na Schneider Electric.

Rodrigo Cagali

Mitre Realty, Investor Relations Officer and Partner
Partner e CFO/Diretor de RI da Mitre Realty, possui MBA em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Previamente à Mitre, trabalhou durante 5 anos na tesouraria Brasil da OAS e 1 ano na área de planejamento financeiro internacional da mesma cia. Participou ativamente de diversas operações estruturadas no mercado local, tais como captações, emissão de debêntures, câmbio e linhas de BNDES. Está na Mitre Realty desde 2012 e vem contribuindo para o crescimento da cia, tendo exercido papel central no processo do IPO.

Rodrigo Vilella Ruiz

Eletrobras, Superintendência de Contabilidade – DFC
carioca, nascido no Rio de Janeiro, graduado em Contabilidade e atualmente é superintendente de Contabilidade da Eletrobras, maior grupo de energia elétrica do Brasil. Responsável pelo arquivamento de demonstrações financeiras na CVM e na SEC. Envolvido junto à ABRACONEE em discussões contábeis do setor, com grande interação com CVM, IBRACON, ANEEL e RFB. Adicionalmente, desde 2010 atua como Conselheiro Fiscal em empresas do Setor de Energia Elétrica, atualmente ocupando a Presidência do Conselho Fiscal de Furnas. Em relação à formação acadêmica temos como destaque o TEORY AND OPERATION OF A MODERN ECONOMY cursado na George Washington University School of Business em 2012 e posteriormente o curso de Aperfeiçoamento Técnico em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) –realizado na FIPECAFI – FEA/USP em 2013.

Wilson Rosa

Advent International, Managing Director
Wilson Lourenço da Rosa iniciou na Advent em 2007. Anteriormente, trabalhou na McKinsey & Company por quatro anos e na Vivo, a maior operadora de telefonia celular no Brasil, como Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Estratégia. Wilson é formado em Engenharia Aeronáutica, summa cum laude, pelo ITA – Instituto de Tecnologia Aeronáutica e possui MBA pela Harvard Business School. Wilson participou dos investimentos da Advent em Enjoy S.A., Fleury S.A., Fortbras Group, Grupo BIG (formerly Walmart Brazil Group), Quero-Quero, RGL Reservoir Management e Restoque.